sábado, 21 de maio de 2011

Album de Família

Somos cinco, mulheres e irmãs.
Quando crianças, adorávamos brincar, dançar e, por mais incrível e inacreditável que pareça, adorávamos estudar e aprender. A paixão pelo conhecimento é uma das heranças preciosa que recebemos de nossos pais.
Minha mãe não se julgava inteligente, sempre dizia de suas dificuldades em tempos de escola, ainda que grande era seu desejo era o de aprender. No entanto, independente dessa sua crença em ser incapaz e dessas vivências tristes da escola, foi ela quem nos ensinou a escrever, a cultivar o gosto pelas leituras, a gostar de histórias, a indagar e, principalmente, a não aceitar as coisas simplesmente por que "assim que deve ser". Com sua forma de olhar o mundo, descobrimos que a vida poderia ser diferente não só para nós, mas para todos.
Meu pai, por sua vez, não  teve acesso aos estudos. Ainda cedo saiu sozinho de sua cidade para tentar construir para si uma vida melhor em outro lugar, com maiores oportunidades, e assim o fez.  Concluiu parte dos estudos, constituiu sua família e construiu sua vida profissional. No seu caso, o que sempre nos impressionou foi o fato dele se revelar um homem apaixonado por música clássica e ciências exatas. Se tivessemos qualquer dúvida em relação a matemática, física ou química, era só procurá-lo que, de alguma forma, ele nos ensinava sobre aquelas fórmulas tão complicadas que nos assombravam.
Nossos pais também gostavam de música para ouvir, cantar e dançar. Sábado a noite, do programa de rádio Fundo do Baú, ouvíamos as músicas da época em que eles eram jovens e juntos todos nós dançavamos. Eles também sempre foram apaixonados por filmes, história, política e debates. Estes sim eram infidáveis. É comum até hoje após as refeições nos mantermos a mesa conversando sobre assuntos afins.
Acho que por tudo isso, o começo das aulas no ano letivo era para nós o grande evento do ano, causava em mim e nas minhas irmãs um certo frisson. Como dormíamos no mesmo quarto, passavamos horas conversando sobre como seria aquele ano, como seria nosso material escolar. Ríamos, contavamos histórias, subvertíamos os contos de fada, falavamos de nossos problemas, dos filmes que assistiamos, do que gostavamos, das brincadeiras do dia, dos pratos preferidos... E, acima de tudo, nos divertiamos. Muitas vezes, nossos pais, cansados do trabalho do dia, iam até o nosso quarto nos mandar ficar quietas, como se isso fosse possível! Ao ouvir a porta do quarto deles se abrir, escondiamos debaixo das cobertas e segurávamos as gargalhadas. Que saudade!
Agora, cada uma de nós, segue seu caminho:


Érica hoje é professora. De nós, foi a primeira a casar.
Conheceu o Elvis em um show do Rappa, na época em que ele tinha cabelos longos, influência do movimento reggae. Desse amor nasceu João Vitor, o pimpolho da casa, único homem após uma geração só de mulheres

Érica, Elvis e João na maternidade 


                                                  João Vitor

Karla também é professora. Em 29 de abril de 2011 viveu seu momento de princesa. Casou-se com Júnior. História de Amor a Primeira Tecla!

Eu escolhi o Serviço Social, encantei-me pela docência, apaixonei-me pela Psicanálise e me casei com um Professor, Assistente Social, futuro Psicanalista, mas acima de tudo um anarquista que, só por amor, subiu ao altar para se casar comigo! Eu te amo Vitor!


Caçulas: Bia e Lara com Dona Regininha, a matriarca

As caçulinhas seguem seu caminho!


José Carlos e Regina, nosso pais, autores dessa história de amor!


3 comentários:

  1. Tanísia...
    Sou testemunha deste seu texto tão apaixonado e reflexivo, que reporta tão bem suas memórias de infância quanto seu presente. Me perco em saber dizer quantas vezes voce falou, com sorriso nos olhos, dos momentos de brincadeira e de dançar junto ás suas irmâs e seus pais... e este texto me parece uma dança... daquelas que juntava toda sua familia na sala ao som de ABBA, mas com outros singelos personagens que vieram fazer parte da familia messias, como eu, junior , elvis e joão vitor, o pequeno principe que não reside em um planeta distante,mora em Franca mesmo, e que é herdeiro da mais bela tradição da familia messias: Amorosidade!!

    Te amo!!
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! É pra chorar?? Ficou mais do que lindo o texto! Contou a nossa familia de um jeito maravilhoso. Logo logo havera mais coisas para serem contadas! Vitor, seu comentario tambem arrasou! Voces e o resto da familia são TUDO para mim! amoooooo voces

    ResponderExcluir
  3. http://www.cleycianne.com
    Tanísia vocês já conhecem esse site

    ResponderExcluir